sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A crise e as oportunidades na gestão de pessoas

Quem não ouve falar da crise ultimamente não está lendo os jornais. Semana passada li numa revista de negócios uma entrevista com o presidente de um banco que está sofrendo processo de fusão, sobre a necessidade de lidar com o os cortes de pessoal e principalmente com as pessoas de extremo valor dentro da empresa, que são talentos os quais não se pode perder. A conclusão da matéria realmente caía sobre a importância dos líderes saberem como fazer a gestão de suas equipes. "Líder é aquele que escolhe e retém talentos", dizia lá.

Situação semelhante, guardadas as proporções do microcosmo do "Aprendiz" eram vistas quando Roberto Justus proporcionava remanejamento de equipes. Momento de crise, para pelo menos uma dos times que tinha ganho por duas vezes consecutivas e já tinha uma vantagem numérica de particpantes que tinha de ser igualada compulsoriamente. E então o novo líder escolhia quem trazer para a própria equipe ou enviar para o adversário.

E nesse momento, crise vira oportunidade. Todas as vezes que houve remanejamento, o grupo antes perdedor e então remanejado foi vitorioso.

Prova do Exércio, com o Henrique vindo pra Masters
Prova da Sensações ao Forno, com Adriana, Maura e Sandra vindo pra Masters
Prova da Luckscolor, com a minha ida pra Foccos

A responsabilidade de ser remanejado para o grupo antes perdedor é muito grande. Como um executivo que é incumbido de sanear uma empresa que está a perigo, o participante que chega tem que além de injetar conhecimento no grupo, tem que trazer ânimo e garra pra virar-se o jogo, literalmente. E isso aconteceu comigo nessas três tarefas, felizmente.

Ainda cabe lembrar que grandes líderes nem sempre escolhem - também são escolhidos. Na última tarefa, quando os finalistas tinham que realizar um jogo de basquete beneficente com a ajuda dos aprendizes que já tinham saído do programa, o Clodoaldo foi escolhido pelos 4 primeiros participantes que foram questionados por Roberto Justus, mostrando acima de qualquer competência gerencial, um desenvolvimento interpessoal acima da média.

E você ? Está cuidando bem da sua equipe ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário