sábado, 14 de fevereiro de 2009

Acasos que vieram ao caso

Complementando as histórias do Danilo - sobre a suposta "previsão" que o Clodoaldo fez da crise mundial e também sobre a história da demissão, relato pra vocês algo muito interessante que ocorreu comigo.

Era o dia 08 de junho de 2008 - Sala de Reuniões da tarefa da FIAT. Depois de ser demitido, voltei pro Hilton, com cinco toneladas a menos nas costas e recebi da produção meus pertences que estavam guardados (carteira, documentos, cartões, etc...). Quando abri minha carteira, achei um papelzinho de biscoito da sorte de restaurante chinês que eu havia há tempos guardado lá :

"A estima vale mais do que a celebridade, a consideração vale mais do que a fama e a honra vale mais do que a glória"

Naquele momento, confesso que fiquei assustado, pois a frase que eu um dia guardei na carteira por simplesmente achar bonita, sem mesmo conhecer seu autor (que posteriormente descobri ser de um escritor francês chamado Chamfort) meses depois serviu como a melhor tradução de um dos momentos de tomada de decisão mais difíceis da minha vida.

Todo mundo que sai do Aprendiz, (com exceção do Vencedor), processo onde a TV exalta o Ganhar e o Perder, e as demais dicotomias que podem melhorar a audiência e o clima de agressividade da competição passa por essas dúvidas que o Danilo cita no último post. E com certeza, essa situação se assemelha com a vida do empreendedor. Ganhar e perder, arriscar e ser julgado muitas vezes.

Quem quiser empreender qualquer projeto em sua vida, poder ir se acostumando com isso, mas lembre-se : A honra sempre vale mais do que a glória.

2 comentários:

  1. Bastante pertinente seu comentario. Nos padroes atuais, principalmente no mundo coorporativista, a cultura dos resultados se prolifera de maneira alarmante. Voce e julgado muita das vezes nao por sua eficiencia, mas sobretudo (pra nao dizer apenas) por sua eficacia. Logo, demonstrar autocontrole, autoestima e sobre tudo reziliencia exarcebada sao caracteristicas marcantes do empreendedor, seja ele vitorioso ou nao...
    obS: a vitória apresenta també seu lado destrutivo, nao e mesmo Hugo? =)

    ResponderExcluir