quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Aberta a Temporada de Caça!

Hoje escrevo sobre a tão temida Demissão. Afinal se o programa já começou a ser gravado, pelas minhas contas já tivemos, provavelmente, a 71ª. eliminação... Sim, se lembrarmos que já se foram 5 edições e que em cada uma são 14 os Demitidos as primeiras 5 temporadas totalizaram 70 eliminados...

Com isso temos 71 sonhos interrompidos. 71 projetos que ficaram parados num certo tempo e espaço... Que hoje estão confinados no YouTube e nas lembranças que inevitavelmente surgem num final de tarde qualquer...

Cada um ao seu estilo, cada um em seu Taxi fomos caindo peça por peça... Destes mais de 70 sonhos, um especial espera algum tempo para ganhar atenção. Falo especificamente da 68ª. eliminação. A minha!

Todos sabem que a Tarefa tinha como objetivo desenhar um roteiro turístico para Petrópolis/ Paraty (ambas no estado do Rio de Janeiro do governador Nelson Machado, digo, Sérgio Cabral)! Deveríamos mostrar o que havia de único em cada cidade. No briefing o R. J. começou perguntando quem gostaria de se juntar ao Henrique para aquela tarefa. Não tive duvidas: aquele era o momento que tanto esperava, a grande chance; exatamente conforme minha estratégia (dava inicio ali a fase individual).

Na Tarefa tivemos 3 dias de muito trabalho. A Estratégia era a conferir aos nossos Turistas o status de convidados da Realeza. A atmosfera envolveria a todos com cultura e história. O resultado foi uma logística perfeita, segundo o W. L.

Apesar disso a vitória foi da Foccos que se envolveu mais com os convidados... Assim apurou o cliente final, do Governo do Rio que acompanhou ambas as Tarefas.

Já no Hilton, antes de partirmos para a sala, jogávamos Xadrez, eu e Henrique... Prometemos continuar aquele jogo na Sala de Reunião onde teríamos uma noite em alto nível, onde cada um poderia expor seus anseios profissionais e deixaríamos o R. J. livre para escolher aquele que melhor se encaixava em suas ambições. Lá tivemos mais de 4 horas de bate, debate, rebate...

Várias indagações... Algumas discussões sobre a Tarefa... E aos 49 do segundo tempo surgiu a pergunta que acabaria com o 68ª. sonho:
- O que você fará se for demitido hoje?

Respondi com a lógica que sempre tive. Racionalizei como qualquer pessoa de bom senso faria e logo respondi:
- Serei Gerente, depois Diretor e então Presidente da empresa que trabalho. E quando me aposentar, com 50 – 60 anos montarei uma vinícola em Bento Gonçalves....

E por pensar pequeno (?) fui demitido...

As críticas aqui fora foram várias... E poucos entenderam o que de fato representa o que eu disse...

A resposta que dei contempla um Plano de Vida e dentro desse Plano vem o de Carreira. E Planos de Vida e de Carreira devem ser elaborados por cada um de nós; nunca devem ser delegados para a empresa, para o sócio ou quem quer que seja...

E quanto a grandeza do meu Plano, imagino que os críticos ferrenhos sabem o caminho que se deve percorrer para se chegar a Diretoria de uma multinacional. Sabem que o salário que um Presidente recebe é de R$ 1.000.000,00 – R$ 2.000.000,00 anuais...

Enfim após anos de dedicação, anos e anos garantindo o lucro dos acionistas qualquer Presidente pode se dar o direito de se “aposentar de trabalhar para eles” e depois disso conduzir (caso queira) o seu futuro negócio...

O interessante é que ficou claro que mesmo após aposentar-me ainda trabalharia no meu próprio negócio! Negócio esse que gira algo em torno de R$ 1,2 bilhão de Reais todos os anos só no Brasil...

Enfim, depois de todos esses meses juro que procuro achar o que há de pequeno no que disse. Ou melhor (ou pior!) o que há de pequeno em um sonho de vida? Como pode ser apequenado aquele que quer ser o Presidente de uma multinacional? E porque é pequeno dedicar-se a essa empresa até os 50 – 60 anos e depois ter o melhor Vinho do Brasil? Eu juro que tento e não consigo achar...

Acho apenas que pequeno é julgar pessoas. Arrasar sonhos ao chamá-los de pequenos. Pequeno é achar que ser Presidente de uma multinacional é pouco – a maioria esmagadora nunca chegará perto... Pequeno é se achar grande o bastante e de forma precipitada tirar conclusões erradas.

E menores ainda são aqueles que assistem (da calma de seus sofás) a certas pessoas, tomando tudo o que ela diz como verdades universais; sem raciocinar. Repetem feito grandes Papagaios o que ouvem toda terça e quinta e se acham grandes críticos...

E grande mesmo foi o efeito de tudo aquilo em minha vida. Uma semana sem sair de casa, envergonhado por ter sido tachado de Pequeno (justo eu que não me conformo com o mediano; não suporto derrotas e por aí vai). Noites sem dormir... As palavras ecoando na minha cabeça... Mas como tudo que é Pequeno, passou. E deixou algumas lições...

...

E vocês grandes amigos, o que andam Planejando para as suas Vidas? E para as suas Carreiras? Lembrem-se sempre que mesmo aparentando serem pequenos, estes Planos são seus e somente você pode traçá-los e persegui-los. Não delegue a ninguém esta incumbência! Se você ainda não tem nenhum Plano, comece a escrever já! Afinal é simples, basta uma Caneta e uma Folha de Papel, das Grandes!!

Chega de desabafo... Saúde a todos!

5 comentários:

  1. Olá, Danilo!

    Eu estava lendo esse seu texto sobre a sua demissão e concordo com éle em vários aspectos! Eu também não acho que a sua resposta na sala de reunião tivesse sido ruim e acho que o Henrique deveria ter sido demitido no seu lugar. E não digo isso somente por causa da resposta dele, que me pareceu pouco viável, mas também por todo o histórico de brigas, atitudes machistas e erros crassos que ele teve (sei que ele também teve grandes acertos, mas, na reta final do programa, acredito que os erros cometidos ao longo do programa começam a pesar nas decisões do Justus). Aliás, eu inclusive acho que ele deveria ter sido demitido no lugar da Maura e, consequentemente, da Sandra também.

    Sobre esse texto, tenho algumas perguntas para fazer:

    1- Algum telespectador te criticou na rua por conta de alguma coisa que aconteceu no Aprendiz 5?

    2- Você ficou decepcionado com o Roberto Justus por ele ter dito que o seu projeto de vida era pequeno?

    3- Houve alguma outra opinião que o Roberto Justus expôs no Aprendiz 5 com a qual você não concordou e que ainda acha que estava equivocada?

    4- Se o Henrique tivesse sido demitido na sala de reunião da tarefa do restaurante japonês, você teria se oferecido para passar para a equipe Masters e trabalhar com a Sandra e com a Maura?

    5- Qual a sua opinião sobre a demissão da Maura e a auto-demissão da Sandra? Você achou justa a demissão da Maura?


    Abraços!!!!! Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  2. 1 - Algum telespectador te criticou na rua por conta de alguma coisa que aconteceu no Aprendiz 5?
    Não recebi críticas negativas sobre o que me aconteceu no programa. Algumas pessoas comentaram a demissão; muitos me deram força...

    2- Você ficou decepcionado com o Roberto Justus por ele ter dito que o seu projeto de vida era pequeno?
    Fiquei decepcionado por ele ter tomado aquilo de uma maneira equivocada... Não é possível alguém chegar onde ele chegou equivocando-se como ele fez. Não pensou; não processou...


    3- Houve alguma outra opinião que o Roberto Justus expôs no Aprendiz 5 com a qual você não concordou e que ainda acha que estava equivocada?
    Várias. Por exemplo com relação às minhas discussões constantes com a Produção do Programa e o Dossiê, que nada mais é que uma delegação perversa. Outra opinião equivocada foi com relação a prova da Pepsico (vale outro artigo)...


    4- Se o Henrique tivesse sido demitido na sala de reunião da tarefa do restaurante japonês, você teria se oferecido para passar para a equipe Masters e trabalhar com a Sandra e com a Maura?
    Sim. Fazia parte da minha estratégia. Note que sempre que era necessário alguém se oferecer para algo, lá estava eu... E isso era importante uma vez que era inadequado ter qualquer tipo de zona de conforto no jogo...


    5- Qual a sua opinião sobre a demissão da Maura e a auto-demissão da Sandra? Você achou justa a demissão da Maura?
    A demissão da Maura não foi justa, uma vez que do ponto de Vista de elaboração de Táticas ela era a melhor. E assim foi durante todo o jogo. A Sandra fez o que qualquer empresária bem sucedida como ela é faria. Não iríamos implorar para o R.J nos admitir. Ela chegou no limite naquela sala e foi correta em seus princípios.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, obrigado pelas respostas!

    Concordo com as suas opiniões nessas respostas e gostaria de saber mais coisas sobre a Tarefa da Pepsico e as discussões que você teve com a produção do programa!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Jadre...
    A Prova de Pepsico, foi uma em que não seria o Lider e acabei sendo pois ninguem estava afim de ser. Sabia pelo Hugo, que se eles tivessem que trazer alguem, esse alguem seria eu. Do mais, vendemos mais unidades do que a Masters e faturamos mais também. Ao final, a Pepsico pediu todo o nosso material. E dias depois o comercial do produto era o de um Chefe de Cozinha que se encantava com o Chip (nossa esttratégia!). Foi uma Tarefa que sobrou Relity e faltou Show...

    ResponderExcluir
  5. Opa, agora que descobri esse Blog na comunidade. Vou acompanhar. Valeu !

    ResponderExcluir