terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Para quem quer ser Aprendiz!

Amigos, muitos me perguntam sobre o Aprendiz. Alguns se lembram das recompensas; outros querem saber sobre a Dinâmica, da Pressão, sobre a Vinícola e neste momento muitos gostariam de entender a Seleção. Bem, vamos por partes e hoje falarei de como me estruturei para o inicio de tudo: o Processo de Seleção.

Só me inscrevi para o Aprendiz 5 porque decidi que uma das vagas daquela edição seria minha. Não perderia o meu tempo participando de um Processo na qual não me sentia pronto para vencer e o Tema daquela Temporada me dizia que estava pronto para o Desafio.
Esta necessidade de vencer norteia todas as decisões profissionais que tomo: Entro, mas entro para ganhar e me preparo para o desafio desde o início não deixando “a vida me levar” durante o processo. Luto para conduzir as coisas dentro dos meus objetivos, fazendo de tudo para alinhar os resultados às minhas metas.

A pergunta que me fiz depois que decidi me inscrever foi: Ok, mas e o que eu tenho feito para estar lá no próximo ano? Cursos de desenvolvimento empresarial? Pessoal? Sim, mas isso são ferramentas e antes preciso da Estratégia para estar lá - até para comprar pão na Padaria é preciso ter uma estratégia bem definida; imaginem para as questões que envolvem a sua carreira.
E voltando ao assunto, sabia que só estaria lá no próximo ano se entendesse como tudo aquilo funciona de fato. Foi aí que sentei e desenhei a estratégia para passar pelo processo.

O primeiro dilema era tentar imaginar o porquê de o Processo existir. Afinal se fosse só para ter 16 pessoas no Programa bastava pegar uns figurões na rua e colocar no ar - a resposta não é tão simples assim e merecia atenção.
Outra peça era entender o que se passava na cabeça da Produção. Eles agora eram meus clientes e eu precisava saber como eles pensavam; o que era solução para eles... E também: porque 16? Bem, foram várias as perguntas que me fiz e sabia que se conseguisse responder uma parte delas conseguiria a tão sonhada vaga.

Seguindo, o Processo existe e é estruturado porque antes de tudo deve ser idôneo. Deve honrar patrocinadores e principalmente conduz a disputa para um grupo de pessoas distintas e que atendam aos anseios do R. J. para propósito daquela dinâmica (encontrar um colaborador, um sócio, um estagiário...).

Então, como seriamos em 16 pessoas logo associei tal número ao total de Tipos psicológicos de Jung (são exatos 16 – sendo o meu ENTJ). Sendo assim num processo, milhões podem se inscrever, mas 16 grupos seriam definidos e dentro destes 16 grupos o melhor seria escolhido. Pronto, a hipótese para a Estratégia de passar pelo Processo estava montada.
Definido o Esqueleto, a Estratégia deveria ganhar corpo, e logo defini: Ressaltarei as qualidades e gerenciarei as deficiências que tenho dentro do meu Perfil. Não faria um personagem e não me submeteria a condições que não fossem condizentes com o que eu acreditava.
Depois disso dediquei horas do meu dia ao Processo. Eram 2 horas para o Desafio Aprendiz, lendo gráficos, entendendo quem eram os meus concorrentes, prevendo Budget, enfim tudo para estar em primeiro do meu grupo ao final daquela etapa.
Depois vieram a entrevista no SEBRAE e o teste de VT. Sempre com a estratégia de deixar as qualidades do Perfil em evidência. E assim foi até o fim e todos sabem o resultado: Meta concluída com êxito... Agora era hora de montar a Estratégia para o que eu queria do Programa (mas isso fica para um próximo texto).

Em resumo o jogo começa antes de chegarmos ao Hilton. Começa na decisão de se inscrever. E se começa antes você tem que ter uma estratégia já nesse momento.
Vou me inscrever por quê? Porque todos se inscreveram? Porque adoro o R.J.? Porque quero ser popstar? Blá...blá...blá... Para cada motivo deve haver uma estratégia, bem definida e que deve ser seguida e principalmente medida com muita sinceridade...

E assim também são as vagas de emprego ou oportunidades de negócios que teremos na vida. Quando se entra em uma Universidade, muitos escolhem um curso. Poucos escolhem a Universidade na qual querem fazer aquele curso (Engenharia na USP é diferente da mesma Engenharia na UFSCar, na UNESP, UFRJ e por aí vai). A escolha não vem acompanhada de estratégia e durante o processo de seleção para o mercado de trabalho (que se dá na universidade) sobra tática e falta estratégia - definição do que se quer ser de fato.
Aí as etapas evoluem e o Programa começa (ou o mercado de trabalho lhe aguarda!) e muitos passam a culpar a Produção do Programa por não serem selecionados (ou a profissão que escolheu; ou a Universidade que estudou); por terem sido rejeitados por grandes corporações e seus Processos de Trainee (quando na verdade nem sabemos o que é valor para aquela empresa, nem sabemos o que ela faz de fato... Queremos apenas entrar, ter o emprego...)

O bom é que isso pode (e poderia) ter sido evitado se antes de tudo nos tivéssemos feito aquela perguntinha crucial: O que quero de fato e como atingirei o que quero? E diariamente durante nossa preparação devemos, de cara para o espelho, nos cobrar: O que EU tenho feito para atingir a minha meta?

Então meus amigos, se o Processo de seleção acabar e na próxima temporada você não estiver no Hilton, lembre-se que no fundo no fundo quem acabou com as suas chances de estar lá foi você mesmo e a velha mania de achar que na vida, estratégia só consome tempo e dinheiro. Que bom mesmo são as táticas do tipo “deixa a vida me levar” daquelas que ao final - se não der certo - a culpa cai sempre na conta de outra pessoa, nunca na sua.

Assim abro o espaço do Blog. No próximo texto quero falar sobre o Aprendiz 6 Especial e como ficou clara toda a dinâmica do jogo naquele único programa.

3 comentários:

  1. Bom dia!

    Primeiramente, gostaria de parabenizar vocês pela ótima iniciativa de criar esse blog! Sou fã do programa Aprendiz e me interesso muito por temas como empreendedorismo, administração, marketing, trabalho em equipe etc.

    Danilo, eu gostei muito do texto "Para quem quer ser Aprendiz", mas não concordo com algumas coisas.
    Eu sei que saber definir uma boa estratégia é muito importante para que possamos atingir nossos objetivos, mas no processo de seleção do Aprendiz 6 eu não encontrei muitas oportunidades para ressaltar minhas qualidades e/ou para por em prática algum plano para atingir meu objetivo. O máximo que eu pude fazer foi preencher um cadastro com informações básicas e revelar minhas qualidades nos blogs de outros participantes do Aprendiz e na comunidade do programa no Orkut (aquela na qual você costuma postar alguns comentários). Talvez na sua edição o processo seletivo tenha sido mais justo e organizado do que no Aprendiz 6, pois você teve a oportunidade de disputar o Desafio SEBRAE.
    Outra coisa: você acha mesmo que os selecionadores fazem essa avaliação tão minuciosa dos candidatos, levando em consideração os tipos psicológicos de Jung. Eu também acho que os selecionadores tentam fazer uma seleção com perfis variados, mas eu não acho que eles usem esse método de seleção. Eu imagino que, ao selecionar perfis diversificados, eles não levam apenas em consideração a personalidade da pessoa, mas também aspectos como idade (na sua edição, havia desde participantes velhos, como o Nicolini e a Patrícia, até participantes bastante jovens, como a Andréia e a Leny) e formação (na sua edição, havia pessoas formadas em vários cursos de graduação diferentes, como Administração, Engenharia, Publicidade e Propaganda, Educação Física, Psicologia, Odontologia, Direito etc). Além disso, no Aprendiz 6, haverá 18 participantes, o que mostra que a Record não selecionará um de cada grupo de Jung.

    Já que você citou os tipos psicológicos de Jung, um assunto pelo qual eu me interesso, eu gostaria de lhe fazer algumas perguntas referentes a isso:

    1- Quais são os grupos psicológicos do Stephens, do Clodoaldo e do Hugo?

    2- Vocês sabem quais os tipos psicológicos dos outros participantes do Aprendiz 5? Qual participante fazia parte do grupo INTP (esse é o grupo psicológico de Jung do qual eu faço parte)?

    3- Agora, falando sobre estratégia: no Aprendiz 5 você teve uma ótima trajetória, mas não atingiu o objetivo principal, que era o de se tornar sócio do Roberto Justus. Em que ponto você acha que errou para que o Justus te demitisse? Você acha que ele te demitiu só por causa da sua resposta na sala de reunião com o Henrique?


    Abraços! Desejo muito sucesso para todos vocês!

    ResponderExcluir
  2. Jadre, boa noite... Com relação à Estratégia, quando descrevi a Hipótese não disse que era assim que aconteceria de fato pela Produção, mas sim que um Plano foi traçado por mim e para mim! Com toda a incerteza de um processo desses é muito importante entrar com um Plano. Poderia ter dado errado, mas não teria sido por falta de rumo. Se a Produção usa os Perfis eu não sei (na época eu apostei nisso e montei a Estratégia) e se o número tivesse sido de 18 (como agora) eu não teria partido por esse principio. O recado que eu quis dar era: Sempre tenha um Plano seu e para você. O Hugo usou outro Plano, e por ai vai...

    Outras Perguntas:
    1- Quais são os grupos psicológicos do Stephens, do Clodoaldo e do Hugo?
    Stephens: ENTP;
    Clodoaldo: ESTJ;
    Hugo: ESFP.
    >> Acredito eu!

    2- Vocês sabem quais os tipos psicológicos dos outros participantes do Aprendiz 5? Qual participante fazia parte do grupo INTP (esse é o grupo psicológico de Jung do qual eu faço parte)?
    >> Ninguém ali falou sobre perfis. Como INTP, eu arriscaria a Maura.

    3- Agora, falando sobre estratégia: no Aprendiz 5 você teve uma ótima trajetória, mas não atingiu o objetivo principal, que era o de se tornar sócio do Roberto Justus. Em que ponto você acha que errou para que o Justus te demitisse? Você acha que ele te demitiu só por causa da sua resposta na sala de reunião com o Henrique?
    >> Meu erro crucial foi o de ter exposto um Plano de Vida e não ter implorado para ficar ao lado dele. Disse que chegaria a Presidente da empresa que trabalho e me aposentaria aos 50-60 e criaria a minha Vinícola. Isso é mais que um Plano de Carreira! É uma vida toda de negócios! Não preciso lhe dizer quanto ganha um CEO de uma multinacional. Não preciso dizer que o mercado de Vinhos move R$1,2 Bi e que é um ótimo negócio. O problema é que esse Plano descartava o R.J. de vez e eu não precisava dele para tal. Após 4 horas de sala me demitiu por cansaço.


    Abraços! E muito sucesso para você também.

    ResponderExcluir
  3. Mestre Danilo !!!

    Parabéns pelo Blog ! Mais um canal de comunicação onde teremos a oportunidade de agregar valores com nossos mestres. Espero que os 4 postem sempre !

    Bom, gostaria de comentar algo inteligente, digno da sua atenção, porém, estou muito p. da vida com este processo de seleção que a Record nos proporcionou e não estou nem conseguindo reciocinar direito, além de estar aqui postando com a mesa abarrotada de processinhos para eu despachar, mas vamos lá:

    Ainda sobre a seleção, apesar da sua correta linha de raciocínio sobre a mesma, não acredito piamente que houve lisura por parte da Record na escolha dos participantes do Aprendiz 6, o que está muito óbvio e evidente para muitos até não muito esclarecidos e senhores da informação como alguns privilegiados (me incluo nessa, graças a Deus, assim sofro menos...). Uma lástima, pois mancha um programa até então exemplar, sério e que instruiu a todos nós, pela sua produção, pelo nível de vcs participantes e pelo conceituado apresentador, o R.J., além de conselheiros, etc.

    Essa indignação se confunde um pouco com "estou chateado por não ter sido escolhido" mas não é nada disso, desta versão eu estava descartado desde que apresentaram o especial de fim de ano: Participantes com rostinhos jovens de 18 a 22 anos - eu tenho 36 - nada tenho a ver com este perfil, mas sim, pelo descaso e falta de seriedade da seleção com quem tinha este perfil. Um descaso e falta de respeito que apodrece as raizes fididignas que alicerçam a moral e honradez do programa e dos apresentadores. Sim, isso mesmo, dos apresentadores, pois é a imagem deles que estão lá sendo expostas, vendendo uma seriedade falsa que não existe e denegrindo suas imagens. Se eu fosse o R.J., cairia fora ! Ele já tentou e tornou público isso, disse por diversas que este seria o último programa (aprendiz 2, 3...)e nunca chega este derradeiro programa, uma pena, poderia sair por cima, como fez o Felipão em 2002, não é assim a arte da guerra ? O Imperador não poder ir diretamente aos soldados, sempre se manifestar ao general e, este sim, pela hirarquia, conduzir seus guerreiros. Foi por isso que ele largou a nossa seleção na época, para não ter que se submeter a engolir sapos, convocar jogadores que não queria, etc etc e, principalmente, por não aceitar que manchem sua imagem e a sua dignidade, e o nosso ilustre R.J. ? Porquê ainda se submete a isso ?

    Meu camarada, chega de neuras ! Bola pra frente, que o campeão, neste momento, está treinando !

    Admiro todos vcs ! A vossa mensagem foi bem captada e aproveitada por mim e aos muitos outros que assistiram o aprendiz 5 e que continue sempre assim, agora com mais este canal de comunicação que aproxima nossas idéias e ideais.

    Que tenha longa vida seu Blog ! Muito sucesso a todos vocês !

    Forte abraço do seu fã aqui !

    Aderson

    ResponderExcluir