quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Aprendiz Especial

Acompanhei, pela TV, a Edição Especial do Aprendiz 6 – Universitário. Definitivamente, não foi uma Tarefa ao estilo Aprendiz. A única pressão ali era o tempo relativo (ou seja, entre as equipes) para resolver desafios de lógica (já que para mim, todos os desafios eram de conhecimento público e, portanto sem muita novidade). Com relação a Perfis, todos os participantes tinham, na minha opinião, Tipos parecidos. Dentro deste contexto acredito que a maioria acabou indo bem e espero que usem essa experiência de vida para obterem muito sucesso na vida!!Analisando a Dinâmica, por não ser uma tarefa nos moldes tradicionais do Aprendiz (sem a tão temida Sala!), não foi possível medir a capacidade de alguém para este Jogo como um todo. Entretanto este Especial tornou claro como o Programa se Desenvolve. Como ele deve ser encarado pelos participantes, na dura luta para vencê-lo.
E, neste caso não adianta negar. O Aprendiz é sim um jogo de Equipes, sempre! E a Dinâmica sofre mutações ao longo do tempo passando pelas fases: Grupo – Grupo/ Individual – Individual.

Na fase onde o Grupo é numeroso (acredito que até a 4-5 Tarefa) o esforço individual de se destacar é diluído e o grupo corre o risco de entrar em Colapso. Assim foi com a Masters no Aprendiz 5. Na Foccos, na mesma época, todos os Lideres tinham a missão de gerir os talentos do Grupo garantindo o bem comum, aproximando a Equipe da vitória evitando o desnecessário ônus da Sala de Reunião.

Num segundo momento - Grupo/ Individual - que acredito durar boa parte do jogo (até a Tarefa 11), quem souber gerenciar os conflitos, resolvendo rapidamente problemas, passa a ter naturalmente o destaque individual, mesmo não sendo o Líder daquela Tarefa.

O grande desafio é saber transitar deste ponto (o bom trabalho em Grupo - coopetir) para o de Destaque Individual ao final do jogo, onde você passa a ser a sua Equipe! A minha decisão de trabalhar com o Henrique na Tarefa de Petrópolis estava dentro desta estratégia.

Por este fato acredito que se o Aprendiz deste ano apresentar somente estudantes com pouca experiência profissional acabará sendo fraco em Tarefas e excelente em Audiência. As duas Equipes se comportarão como uma Masters piorada. O lado bom fica para a Audiência, afinal o que o pessoal de casa gosta mesmo é de ver o circo pegar fogo!!

Aguardemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário