domingo, 26 de abril de 2009

TAREFA 5 - CAMPANHA / MARKETING

Alguns fatos nesta semana me fizeram lembrar alguns outros (fatos) de outros tempos... Passados...

As “diferenças” entre Anuncio, Dosiê e Briefing são propositais, e isso se dá para analisar nos Aprendizes a capacidade de juntar tudo, colocar no Brainstorming e tirar de lá uma excelente solução que passe pela estratégia, tática e operacional. Tudo ao seu tempo.

No caso, em função do curto espaço de tempo que se tem no programa, entre o anuncio da Tarefa e o anuncio do Resultado, você tem que adotar uma linha e seguir até o fim... Mudar estratégias no desenrolar da Tarefa é suicídio. Daí a importância de uma Estratégia muito bem definida. Senti na BEST um cuidado maior neste quesito. O resultado todos nós sabemos.

Com isso há interpretações diferentes sobre uma mesma Tarefa. Você acredita que fez o melhor (e fez, dentro da SUA estratégia) e não consegue entender porque perdeu.

Assim aconteceu com a Maxxi na tarefa da PALM... Assim aconteceu com a FOCCOS na Tarefa da Pepisco (eu sei que é PEPSICO!!). A nossa estratégia foi a de vender mais; sedimentar a marca para as pessoas através de um brinde adequado, tendo a assinatura que trazia um Chefe de Cozinha e sua receita Adulta; Fantástica; e inédita... Como resultado, vendemos mais; tivemos uma idéia central muito parecida com a utilizada pela empresa (basta lembrar do comercial oficial do produto), mas pecamos por ela não ser tão “bonita” como a da Masters. Por isso o Roberto chegou até a dizer: - Posso lembrar que vocês perderam e não foi por pouco?! E naquele momento, realmente não havíamos ainda entendido como foi possível perder, sendo que a estratégia lançada foi alcançada e pior, que um dos quesitos destoou e muito para o nosso lado, a saber, o faturamento; e mesmo assim não fomos vencedores... Quanto “às provas” que são trazidas, não se iludam, mostra-se o pior de quem perdeu versus o melhor de quem ganhou (vocês as vezes – quando convêm – se esquecem disso!)

Enfim, o problema não está em escolher um caminho ou outro. O problema está em não escolher um. E esse não foi o caso da Maxxi, que traçou uma rota e teve o seu dever cumprido (a meta era a de divulgar para 400 pessoas e conseguiram!). Com isso, dentro da estratégia lançada, a Tarefa da Equipe foi, ao meu ver, perfeita... Mas como no ano passado a Maxxi esbanjou Reality e pecou no Show...

Quanto a postura do Demitido, reitero que sua estratégia foi Perfeita. Notem em nossas “reuniões” após a derrota no Hilton. Alguém conversava algo?? Recapitulem... O erro do João, foi o de ter deflagrado que aquilo era a estratégia dele... Repito e entendam: Não foi a primeira vez que alguém usou a estratégia do João; mas com certeza, foi a primeira vez que alguém a Deflagrou... Pensem em tudo isso, quando estiverem por lá, participando do Aprendiz X.

4 comentários:

  1. Grande Danilo... Brilhante como sempre !!!

    Tem dias que somos telhado, mas tem outros que somos pedra !!!

    ResponderExcluir
  2. Hugo... Valeu!! O bom é que a hora vai sempre chegando...

    Tá devendo uma visita em casa...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o blog q vcs montaram!!
    Vi no orkut lá no tópico dos comentários dos ex-aprendizes...

    O João pediu mesmo pra ser demitido com a postura que ele mostrou na última tarefa!!
    A gente não pode ir contra a corrente daquilo que a gente depende!! Pô! Ele tá no meio do programa e vai levantar os tipos de dúvidas que ele levantou sobre o programa?!?!
    Mandou malzasso! Pediu pra sair!!!!!!
    De repente se ele tivesse sido menos agressivo e mais compreensivo...

    Mas enfim... cada cabeça uma sentença!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir